murilo

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM AO PROFESSOR MURILO BASTOS

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM AO PROFESSOR MURILO BASTOS AO PROF. DR. MURILO BASTOS – UnB/Faculdade de Ciência da Informação

Professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Fez mestrado em Administração de Bibliotecas na Universidade Federal de Minas Gerais e doutoramento na Universidade de Michigan (EUA). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Entre as atividades exercidas na Universidade de Brasília estão as de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central. Publicou os livros: "Uso de informações científicas e técnicas no Brasil", com Victor Rosenberg (1983), "Bases de dados e bibliotecas brasileiras" (1984), "Documentação de hoje e de amanhã", com Jaime Robredo (1986 e 1994), "Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia" (2001); "Dicionário de biblioteconomia e arquivologia "(2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti; "Manual de fontes de informação" (2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários, biblioteca universitária e tecnologia da informação.